Que a Paz Estaja Convosco

"Livros não mudam o mundo, pessoas mudam o mundo, livros mudam apenas pessoas"

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

SEJA VOCÊ MESMO

Por Fábio Araújo


Estava refletindo sobre conversão e vida secular vou colocar assim, porque após um pergunta ao Ed René Kivitz, fiquei convencido que não existe este termo para Deus, porque nas palavras Paulinas, nele vivemos, nos movemos e existimos, todas as coisas estão sujeitas a Deus e o inverso não é verdadeiro.

Mas o que me chama mais a atenção é como as coisas mudam e pensando na passagem Bíblica da conversa entre Jesus e Nicodemos (João 3), Jesus responde a uma inquietação de seu interlocutor e diz: "Ninguém pode entrar no Reino de Deus se não nascer da água e do Espírito". E é aqui quero chegar, pois Homem tem Espírito, Alma e Corpo, e quando Jesus disse que temos que nascer da água e do Espírito sendo esse o Batismo, a essência de nossa alma e corpo, permanece os mesmo.

Então fica mais claro o texto Bíblico de 2 Coríntios que diz: que mesmo que nosso homem exterior se corrompa o interior se renova dia a dia, o que não consigo entender é como deixamos de ser o que somos e acabamos nos tornando em pessoas bem diferentes, ao ponto de pessoas que relacionamos constantemente nos diz: estar muitos diferentes e quando digo isso não em nada parecida com Cristo. E para alguns casos e coloco aqueles que por alguma maneira alcançaram um nível maior de amadurecimento espiritual, acaba percebendo que realmente esta longe de ser parecido com Cristo, ou seja, Cristão, e nos tornamos cada vez mais crentes ou leia-se fariseu.

Aos poucos acabamos dando fim aos nossos vocabulários de gírias e isso é bom, mas substituímos por vocabulários crentes, findando ser a mesma coisa. Assim sendo, pessoas que não são convertidas acabam afastando por achar que somos espirituais de mais e também acontece com pessoas até mesmo que confessam a mesma fé em Cristo.

Quando Jesus disse que temos que nascer de novo, nos atitudes são outras mais continuamos sendo a mesma pessoa e é desta forma que Deus quer relacionar conosco, quando nos achegamos a Deus com nossos rituais religiosos que você pode chamar oração, imagino Deus falando filho já vem você novamente falando assim, eu sei quem você, como esta o seu coração e como está sua condição (pecaminosa).

Isto deixa claro que não depende de nosso estado para que Deus possa agir através de nossas vidas, pois ao contrario de que muitos pesam o Reino de Deus não é na vertical e sim na horizontal, para mostrar que o poder que tudo excede provém de Deus e não de nós. O que nos resta é entregamos a graça que está em Jesus Cristo.

Mas para isso precisamos seguir o conselho de Paulo: "Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus". E quando nossa mente é renovada que podemos entender o que é nascer da água e do Espírito, e continuarmos sendo nós, mesmo e assim, experimentarmos a boa, agradável e prefeita vontade de Deus.

Que esta reflexão possa levar-nos a entender que a dona de casa que está servindo a sua família, talvez esteja servindo mais a Deus do que aqueles que por fazerem parte de ministérios na igreja. Pois o segundo mandamento não é fazer parte de ministério mais sim "amar o próximo como a ti mesmo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário