Que a Paz Estaja Convosco

"Livros não mudam o mundo, pessoas mudam o mundo, livros mudam apenas pessoas"

sábado, 5 de junho de 2010

Ter ou Ser? A Busca do Homem


"Mas os querem ficar ricos caem em tentação, em armadilhas e em muitos desejos loucos e nocivos e na desgraça. Porque o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males; e por causa dessa cobiça alguns se desviaram da fé e se torturam com muitas dores."

O que vemos hoje, isto é, não somente hoje talvez no advento do capitalismo, é a busca sem medidas, sem valores, sem princípios. Não vejo o dinheiro como uma maldição, mas sim a atitude errada em relação à busca do mesmo, como muitos dizem trabalho duro, lutando, economizando pouco a pouco. E até aqui ainda não há nada de errado como diz o Eclesiastes: "Compreendi que comer, beber e desfrutar do seu trabalho é um presente de Deus."

Mas, quando a busca por status, bens e conquistas de sempre querer mais alguma coisa que talvez jamais iremos usar, leva-nos a deixar de desfrutar deste presente de Deus e passamos nossas vidas em um eterno endividamento com prestações pelo resto de nossas vidas, sem contar o tempo e energia gasto, pois aqueles que optaram em viver assim caem na cilada como armadilha de que priva o animal de viver em liberdade.

Assim é o homem, preso em uma busca de ter, achando que busca ser. Entregando-se aos desejos nocivos e loucos, perdendo seu senso de justiça, trocando os valores morais e entregando-se a sua própria condenação, pois o próximo passo é vivermos como certo insensato como disse Jesus, acumular riquezas e mais riquezas, contudo nossa vida pode ser solicitada em uma noite qualquer e tudo será apenas ilusão, um vento passageiro.

Portanto, não há nada melhor do que comer, beber e desfrutar do seu trabalho, mas sem esquecer o nosso Criador não somente na mocidade, mas no decorrer de nossa miserável vida, para que um dia não venhamos olhar para trás e venhamos a dizer não vejo contentamento em tudo que consegui, não me sinto como um ser humano, mas como alguém que somente tem.



Nenhum comentário:

Postar um comentário